Autoridades Europeias de Supervisão divulgam materiais informativos para prevenir fraudes online
A primeira ficha informativa, dedicado às fraudes e burlas financeiras geradas a partir de IA, destaca a forma como as novas tecnologias estão a ser utilizadas para tornar os esquemas fraudulentos mais credíveis e difíceis de detetar.
O segundo material informativo, centra-se nas fraudes associadas a criptoativos, sublinhando que as suas caraterísticas, como a rapidez, o anonimato e a natureza frequentemente irreversível das suas transações tornam estes ativos potenciais fontes de fraude.
Ambas as publicações incluem sinais de alerta, recomendações práticas de prevenção e orientações sobre o que fazer nos casos em que os consumidores são vítimas de fraude, com o objetivo de aumentar a literacia financeira e a sensibilização da população para estas ameaças.
Estes conteúdos foram preparados pelo subgrupo de educação financeira do Comité Conjunto das Autoridades Europeias de Supervisão e contaram com os contributos da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, do Banco de Portugal e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Consulte a ficha informativa “Fraudes e burlas financeiras num mundo de Inteligência Artificial: Mantenha-se alerta e proteja-se” aqui.
Consulte a ficha informativa “Fraudes e burlas com criptoativos: Mantenha-se alerta e proteja-se” aqui.