Migalhas de pão

EIOPA publica o Consumer Trends Heatmap 2025

A Autoridade Europeia de Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) publicou a o Consumer Trends Heatmap 2025, que apresenta as principais tendências de consumo em matéria de seguros e fundos de pensões, a nível europeu.

A publicação apresenta as seguintes conclusões:

(i)    Gestão de sinistros
Assinala-se o impacto positivo da digitalização na gestão administrativa dos processos, o que tem vindo a traduzir-se em ganhos de eficiência. Sem prejuízo, trata-se de uma área que justifica uma especial monitorização em sede de supervisão, em especial no que respeita aos aspetos negativos mais indicados pelos consumidores, tais como a duração dos processos de sinistro. 

(ii)    Value for Money
Foram observadas melhorias ao nível dos benefícios oferecidos pelos produtos de seguros e de pensões, em resultado de ações de supervisão contínuas e integradas. Subsistem, contudo, preocupações que decorrem de riscos emergentes e que continuam a justificar um acompanhamento continuado desta matéria, em particular no que diz respeito a seguros de equipamentos eletrónicos e para cobertura de riscos cibernéticos. 

(iii)    Tendências de distribuição digital
A aquisição de produtos de seguros através de plataformas digitais e o recurso a ferramentas de inteligência artificial assume cada vez mais expressão. Não obstante os potenciais aspetos positivos relacionados, sobretudo, com a melhoria da experiência do consumidor (na gestão de sinistros, rapidez do serviço e comunicação), esta tendência coloca novos desafios, nomeadamente os que decorrem da necessidade de assegurar que os consumidores são devidamente informados acerca das características dos produtos que adquirem. 

(iv)    Pension gap
Permanece como uma questão premente para a generalidade dos países. Regista-se, contudo, um aumento da cobertura de pensões e a melhoria da confiança financeira entre os consumidores nesta matéria.

(v)    Modelos de distribuição não convencionais 
Têm emergido modelos de distribuição não convencionais, em setores da economia como a energia e as telecomunicações, que disponibilizam produtos de seguros com potencial impacto negativo para os consumidores, do ponto de vista do âmbito das coberturas, exclusões e elevadas comissões associadas. 

(vi)    Protection gap (saúde e catástrofes naturais) 
O aumento dos custos com cuidados de saúde e a intensificação de fenómenos meteorológicos extremos são fatores com implicações ao nível da cobertura de seguros de saúde (com aumento do valor dos prémios de seguro e consequente cancelamento ou alteração dos contratos) e dos seguros relacionados com os riscos de catástrofes naturais, em particular os seguros multirriscos habitação (com agravamento de problemas de conduta de mercado). 

As conclusões do Consumer Trends Heatmap 2025 assentam em diversas fontes de informação, incluindo os resultados do Eurobarómetro da EIOPA.

Consulte o Risk Heatmap aqui

Consulte a ficha informativa do Eurobarómetro da EIOPA com os dados de Portugal (disponível em língua portuguesa) aqui.

04-02-2026

Conteúdos Relacionados