Conferência 2023

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) realizou a sua Conferência Anual 2023, no Auditório do Hotel Lux Lisboa Park, em Lisboa.

No Programa desta edição assumiu especial destaque a apresentação do Portal dos Seguros de Saúde e do Observatório dos Seguros de Saúde, projeto desenvolvido no âmbito da regulação e supervisão do mercado dos seguros de saúde em Portugal em parceria com a NOVA Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa.

“Os seguros de saúde ao serviço do consumidor” e “A regulação e o mercado dos seguros de saúde” foram os outros temas em agenda nesta Conferência, que reuniu representantes do mercado segurador e dos consumidores, e especialistas oriundos da Academia.

A sessão de abertura da Conferência contou com a presença do Senhor Ministro das Finanças, Dr. Fernando Medina, e da Senhora Presidente da ASF, Dra. Margarida Corrêa de Aguiar.

Consulte o Programa 
 

Assista ao vídeo de apresentação da Conferência
 

Oradores

Pedro Borrego é consultor e Professor Auxiliar Convidado no Ensino Superior, tendo colaborado recentemente com a NOVA Information Management School da Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS). Completou em 2011 o Doutoramento em Farmácia na Universidade de Lisboa e em 2022 concluiu o Mestrado em Estatística e Gestão de Informação na NOVA IMS, após a sua licenciatura em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Universitário Egas Moniz (2004).

Possui mais de 14 anos de experiência a lecionar Análise de Dados no Ensino Superior, incluindo na NOVA IMS e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Nos últimos 6 anos participou em 46 projetos nos domínios da Análise de Dados e da Gestão de Informação. É autor e coautor de 35 artigos em publicações científicas indexadas no domínio das Ciências da Saúde e da Economia de Saúde, sendo atualmente Diretor de Estudos na Qmetrics.
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.
Exerceu advocacia entre 1994 e 2003.
Em 2003, assumiu as funções de Coordenadora do Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO.
Atualmente é Diretora-Geral da DECO e representante dos consumidores em diversos organismos nacionais.
Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Ciências Atuariais pela mesma Universidade e em Atuariado e Gestão de Riscos Financeiros pelo ISEG, iniciou a sua atividade profissional na direção de marketing da então companhia de seguros Império, tendo desenvolvido uma longa carreira na atividade seguradora. Assumido funções de responsabilidade nos ramos vida, acidentes de trabalho, automóvel e, desde 2008, na área dos seguros de saúde como administradora na Multicare, seguradora de saúde do Grupo Fidelidade. Colabora ainda na APS como presidente da comissão técnica de saúde.
Eduardo Manuel Carmona e Silva Consiglieri Pedroso (27-02-1962), é Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional na Ocidental Vida em 1987, tendo sido director de várias áreas, quer dentro desta Companhia quer noutras pertencentes ao Grupo Seguros & Pensões.
Em 1994 é o Chefe do Projecto responsável pela constituição da Médis - Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., tendo sido seu Director Coordenador até 2001. 
É nesse ano que inicia uma experiência internacional no Grupo Eureko, tendo ocupado o cargo de CEO da Império Assurances et Capitalisation SA (França) e de Presidente do Conselho de Administração de algumas companhias do Grupo Eureko na Roménia, entre elas a Interamerican Romania Insurance Company SA
Desde 2011 é membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal, tendo ocupado o cargo de CEO da Médis até 2021. Actualmente é o Chief Healthcare Ecosystem Officer deste Grupo empresarial.
José Pedro Inácio iniciou a sua carreira na McKinsey & Company como consultor, tendo trabalhado sobretudo no setor financeiro, telecomunicações e retalho. Foi depois Diretor do Marketing de Retalho do Banco Espírito Santo, ajudando o Banco a implementar a sua estratégia e abordagem ao mass market. Em 2007 foi convidado para lançar e liderar a seguradora LOGO, função que mais tarde acumulou com a de Chief Transformation & Digitalization Officer na Tranquilidade.
É desde final de 2017 CEO da AdvanceCare, função que desde o início de 2023 acumula com a de Global Head of Health Care do Grupo Europ Assistance, coordenando as atividades de Saúde do Grupo em todo o mundo.
José Pedro Inácio é licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, detém um MBA por Kellogg (com especialização em estratégia e e-commerce) e possui o International Directors Program do Insead.
Miguel Gouveia é Professor Associado da Catolica Lisbon School of Business and Economics da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu o seu Doutoramento em Economia da Universidade de Rochester, NY, EUA após a licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa. Foi Professor na Universidade da Pensilvânia, Filadélfia.

Trabalha e ensina nas áreas da Economia da Saúde, Análise Económica das Políticas Sociais e Economia Pública. Foi consultor do Banco Mundial, do Banco de Portugal e do Governo português e de várias instituições públicas e privadas em Portugal.  Integrou a Comissão do Livro Branco para a Reforma da Segurança Social e presidiu à Comissão de Avaliação dos Hospitais SA. Tem trabalhado na sustentabilidade da proteção social e na área da Economia da Saúde, em particular na avaliação económica de tecnologias em saúde, tendo publicado vários estudos de custo-efetividade de medicamentos bem como de carga e custos da doença.
Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).  Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa. Especialista em Saúde Pública. Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Cruz Vermelha. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente. Foi Presidente da Comissão Executiva dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, SA Hospital de Cascais. Detentor das competências de Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Diploma do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE, em Lisboa. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas associações científicas nacionais e internacionais.
Eduardo Costa é especialista em Economia da Saúde. A sua investigação é focada na sustentabilidade e eficiência da despesa pública em saúde, no financiamento dos sistemas de saúde, e no impacto económico dos profissionais de saúde.
Atualmente, é Professor Auxiliar Convidado na Nova School of Business and Economics e Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde. Adicionalmente, é perito da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed e membro da Comissão Nacional para os Centros de Referência do SNS.
Tem vasta experiência de consultoria e investigação em economia e política de saúde em projetos nacionais e internacionais, com instituições públicas e privadas. É doutorado em Economia pela Nova SBE, e esteve como investigador visitante na Boston University e na Harvard School of Public Health. Trabalhou também como research fellow na Lancaster University.
Jornalista no semanário Expresso há 24 anos, onde acompanha os temas de Saúde, com comentário regular na antena da SIC Notícias. Semanalmente, modera um programa de análise da Saúde nacional no canal cabo S+. Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1998, tem uma pós-graduação na área da Comunicação em Saúde e formação em escrita narrativa pelo Pulitzer Tom French, no instituto norte-americano Poynter. Iniciou-se na profissão aos 19 anos como jornalista estagiária na imprensa regional, passando depois pelo Diário de Notícias e por produtoras de televisão. Escreve também sobre temas de aviação e tem formação em cenários de conflito armado, pela Força Aérea Portuguesa ao abrigo NATO, e em ordem pública, pelo Corpo de Operações Especiais da GNR.

Assista à gravação integral da Conferência Anual da ASF:

Conteúdos relacionados