Migalhas de pão

ASF entrega prémios da 12.ª edição do Concurso Todos Contam

A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), entregou, no dia 20 de março, ao Agrupamento de Escolas de Sampaio, o “Prémio Escola”, para o ensino secundário, e o Prémio Professor(a).

O Agrupamento de Escolas de Sampaio foi premiado com o projeto “Finanças em Foco”, que envolveu cerca de 600 alunos e abordou temas do Referencial de Educação Financeira, como “necessidades e desejos”, “despesas e rendimentos”, “planeamento e gestão do orçamento”, “empréstimos”, “meios de pagamento” e “aplicações da poupança”. O projeto envolve a realização de diversas atividades com os alunos, nomeadamente seminários, sessões de sensibilização, visitas de estudo e a criação de materiais didáticos, tais como jogos e bandas desenhadas.

O Prémio Professor(a) foi entregue a Ana Callaty Garcia, professora responsável pelo projeto de educação financeira do Agrupamento de Escolas de Sampaio, cujo amplo trabalho realizado neste âmbito se tem vindo a destacar nos últimos anos.

A abertura da sessão, que se realizou na Biblioteca da Escola Secundário de Sampaio, ficou a cargo do Diretor do Agrupamento de Escolas, José Francisco Caeiro, e da Adjunta da Direção, Mafalda Gonçalves, tendo contado ainda com a intervenção da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

A Professora Ana Callaty Garcia e os alunos da turma de Economia apresentaram o projeto vencedor.

Na ocasião, a Presidente da ASF felicitou o Agrupamento de Escolas de Sampaio pelo projeto “Finanças em foco”, sublinhando o facto de sendo um estreante no Concurso Todos Contam ganhou o “Prémio Escola” para o ensino secundário e ganhou, também, o “Prémio Professor(a)”, atribuído à Professora Ana Callaty Garcia.

Realçou o exemplo que constitui o Agrupamento de Escolas de Sampaio pelo sucesso na educação financeira dos seus alunos e do trabalho coletivo empreendido.

E realçou a extensa atividade desenvolvida pela Professora Ana Callaty Garcia em diferentes projetos de educação financeira com uma grande abrangência de alunos e escolas pertencentes ao Agrupamento.

Na sua intervenção, destacou ainda a variedade dos temas abordados no projeto, cobrindo temas tão variados como necessitar e desejar ou despesas e rendimentos, até ao planeamento, meios de pagamento ou objetivos de poupança, cobrindo uma vasta gama de atividades que a escola se propôs desenvolver – incluindo seminários, sessões de sensibilização, trabalhos de grupo, visitas de estudos e jogos, entre outras – e, bem assim, a importância do envolvimento da comunidade escolar, mobilizando professores, alunos, associações de pais e encarregados de educação. 

Finalmente, chamou a atenção para a importância do investimento das escolas na educação financeira dos mais jovens, fornecendo-lhes ferramentas fundamentais para a sua vida futura: já diz o ditado que “de pequenino se torce o pepino”. 

A sessão contou também com a presença do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, e de representantes das equipas dos supervisores financeiros.

Sobre o Concurso Todos Contam
 
O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (ASF, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram cerca de 7.500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e também das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a).

Mais informação sobre o Concurso Todos Contam pode ser consultada aqui.

21-03-2024

Conteúdos Relacionados