ASF entrega prémio da 12ª edição do Concurso Todos Contam
O Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo foi premiado com o projeto “Patrulha da Poupança”, que envolveu cerca de 430 alunos e abordou temas e subtemas propostos no Referencial de Educação Financeira para aquele ciclo de ensino, com especial destaque para os temas “Planeamento e gestão do orçamento”, “Sistema e produtos financeiros básicos” e “Poupança”.
O projeto envolve a realização de diversas atividades interdisciplinares e transdisciplinares aos diferentes domínios do ensino pré-escolar e aos vários ciclos de ensino, designadamente a criação de materiais didáticos, realização de visitas de estudo e leitura de livros.
A abertura da sessão de entrega do “Prémio Escola” contou com as intervenções do Diretor do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, José Maia Lopes, do Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, e ainda da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.
Na sessão foi também apresentado projeto premiado, pela Professora Maria João André, e representada a peça interativa “O poupas e a Anita”, por alunos do sétimo ano de escolaridade.
Na ocasião, a Presidente da ASF felicitou o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo pelo “Prémio Escola” para o Ensino Pré-Escolar ganho na 12.ª Edição com o projeto “Patrulha da Poupança” e dirigiu uma palavra de muito apreço às Professoras responsáveis pelo projeto.
Sublinhou a sua já longa e bem-sucedida participação no Concurso Todos Contam, designadamente a obtenção de quatro prémios, incluindo a 12.ª Edição, em seis edições do concurso, no período decorrido de 2019 a 2024. Uma marca distintiva que constitui um exemplo, um estímulo para a comunidade escolar e um incentivo para continuarmos a fazer sempre melhor.
Realçou o exemplo que constitui o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo pela aposta consistente e persistente na educação financeira dos seus alunos, desde tenra idade, e do trabalho coletivo que tem vindo a desenvolver, envolvendo a comunidade local.
Finalmente, a Presidente da ASF chamou a atenção para a importância do investimento das escolas na educação financeira dos mais jovens, preparando-os para serem cidadãos responsáveis, e para os benefícios resultantes, designadamente na construção de uma sociedade mais equilibrada e inclusiva.
A sessão contou também com a presença do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, e de representantes das equipas dos supervisores financeiros.
Sobre o Concurso Todos Contam
O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (ASF, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.
A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram cerca de 7.500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e também das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas cinco candidaturas ao “Prémio Professor(a).
Mais informação sobre o Concurso Todos Contam pode ser consulta aqui.