ASF participa na 2.ª edição do “Contas Feitas”
Diogo Alarcão, que tem o pelouro da supervisão comportamental da ASF, participou no painel “Finanças Pessoais em Portugal – Desafio e Caminhos”, no qual foram discutidos os desafios e o papel dos supervisores financeiros na promoção da literacia financeira em Portugal.
De entre os vários tópicos abordados, esteve em destaque o projeto “Savings and Investments Union”, da Comissão Europeia, e as principais oportunidades e desafios deste projeto para o sistema financeiro português.
Em discussão esteve também o binómio risco-oportunidade que a inteligência artificial nos traz, tendo o Administrador da ASF sublinhado o seu impacto na cadeia de valor dos seguros e os riscos regulatórios e éticos considerados prioritários nesta matéria.
Em evidência esteve também o tema dos fininfluencers. Nesta matéria o Administrador da ASF sublinhou que apesar de ser inegável que os criadores de conteúdo digital podem desempenhar um papel relevante na divulgação de conceitos básicos de poupança e proteção financeira, a sua atuação comporta riscos que não devem ser ignorados, como é o caso da simplificação excessiva de produtos complexos, da falta de clareza sobre custos, garantias e exclusões e até de publicidade encapotada. Tudo isto pode conduzir à tomada de decisões financeiras mal informadas, contrariando os princípios de adequação, transparência e proteção do consumidor.
Consulte o programa completo do evento aqui.