Migalhas de pão

ASF realizou uma nova edição do curso “A Formação Financeira no Local de Trabalho”

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, em conjunto com o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, concluiu mais uma edição do curso “A Formação Financeira no Local de Trabalho”.

A 8.ª edição deste curso, que decorreu entre os dias 27 de fevereiro e 12 de março, contou com a participação de 161 trabalhadores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).


O curso foi desenvolvido no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com o objetivo de disponibilizar aos adultos em idade ativa informação relevante para a gestão das suas finanças pessoais. Os módulos que o constituem incluem informação sobre orçamento familiar, contas de depósito e meios de pagamento, poupança e investimento, crédito, seguros e finanças digitais. Este curso tem a duração de 9h30 e decorreu totalmente à distância, com recurso à plataforma de e-learning moodle Todos Contam.

Desde o seu lançamento o curso já foi concluído por 642 trabalhadores do MTSSS.

Sobre a formação financeira no local de trabalho 

A formação financeira no local de trabalho tem vindo a assumir crescente relevância nos últimos anos, por se considerar que os adultos em idade ativa constituem o grupo que, com maior probabilidade, irá contrair créditos, contratar seguros, investir e poupar para a reforma.

A sua relevância para as estratégias nacionais de educação financeira tem vindo a ser reconhecida pela International Network on Financial Education da OCDE (OCDE/INFE), que considera o local de trabalho como o espaço adequado para a implementação de programas de formação financeira que auxiliem os trabalhadores a fazer uma efetiva gestão dos seus recursos financeiros. A promoção de iniciativas de educação financeira no local de trabalho contribui, segundo a OCDE/INFE, para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e trabalhadores mais motivados, com os inerentes benefícios que daí advêm para as entidades empregadoras.

16-04-2024

Conteúdos Relacionados