Campanha “Plano de Saúde ou Seguro de Saúde? Conheça as diferenças e escolha sem dúvidas!”
A campanha, desenvolvida no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, tem como objetivo esclarecer os consumidores acerca das principais diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde. Para o efeito foi desenvolvida uma brochura informativa, na qual se disponibiliza informação clara e objetiva sobre estes produtos.
A apresentação da campanha teve lugar no dia 14 de março, nas instalações da DGC, e contou com a participação da ASF.
Nos últimos anos, a ASF fixou como prioridade estratégica o desenvolvimento de projetos que melhorem a qualidade da regulação e a eficácia da supervisão do mercado dos seguros de saúde, salvaguardando um posicionamento mais informado dos consumidores. Na prossecução desta estratégia, foram lançados dois importantes canais de comunicação: o Portal dos Seguros de Saúde e o Observatório dos Seguros de Saúde.
O Portal dos Seguros de Saúde disponibiliza um conjunto diversificado de materiais informativos e pedagógicos para o consumidor, tais como uma área de perguntas frequentes e vídeos informativos, o acesso a legislação e regulamentação e uma biblioteca com artigos e monografias. O Observatório dos Seguros de Saúde, por sua vez, é um espaço dedicado em permanência ao conhecimento detalhado e ao acompanhamento do mercado dos seguros de saúde, apresentando um conjunto de indicadores e métricas atualizados.
A ASF tem desenvolvido materiais informativos destinados ao consumidor que estão acessíveis no Portal do Consumidor e nas redes sociais da ASF (Facebook e Instagram). De entre os vários materiais disponibilizados em diversos formatos destaca-se o vídeo “Seguro de saúde vs Plano de saúde” do projeto “Descodificador”, que identifica as diferenças entre estes dois produtos.
Em complemento com as iniciativas de comunicação com o consumidor, a ASF está a concluir um conjunto de recomendações que tem precisamente em vista a distinção entre planos de saúde e seguros de saúde, na sequência da Consulta Pública n.º 1/2025, de 2 de janeiro.
Consulte o folheto da campanha informativa aqui.