Migalhas de pão

Lançamento de Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-escolar

O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) lançou o Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-escolar, que visa apoiar os educadores de infância na abordagem aos temas da literacia financeira junto de crianças do ensino pré-escolar.

Este novo recurso didático-pedagógico reflete a importância de trabalhar os temas de literacia financeira desde cedo e apresenta exemplos de projetos e boas-práticas para tratar estas matérias em contexto de jardim de infância.

A obra foi desenvolvida pelas professoras Lourdes Mata, Isabel Lopes da Silva e Manuela Rosa, especialistas na educação pré-escolar e autoras das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.  

O Guião está disponível para download gratuito no portal Todos Contam e a sua versão impressa foi distribuída por todos os jardins de infância do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com o apoio da Editorial do Ministério da Educação e Ciência.

Sobre os Cadernos de Educação Financeira
Os Cadernos de Educação Financeira visam apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes níveis e ciclos de ensino. Podem ser trabalhados nos diversos contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas ou no desenvolvimento de projetos.

A série Cadernos de Educação Financeira conta com um Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-escolar, três volumes para os três ciclos do ensino básico, os Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3, respetivamente, e um para o ensino secundário, o Caderno de Educação Financeira 4.

Todos estes materiais resultam de uma parceria, no âmbito do PNFF , entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).

10-02-2025

Conteúdos Relacionados