Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado 2024 - Reclamações dos consumidores
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) divulga no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado informação relativa às reclamações dos consumidores do setor segurador e do setor de fundos de pensões.
Reclamações apresentadas à ASF
Foram apresentadas à ASF 1 937 reclamações (mais 6% face a 2023), que vêm na sequência de uma resposta da entidade reclamada que não satisfez o reclamante, ou em que este não recebeu resposta no prazo previsto, tendo sido analisados e concluídos 2 068 processos de reclamação.
Segmentos de negócio e produtos mais reclamados
- 79% das reclamações dizem respeito aos Ramos Não Vida:
- 36% no Seguro automóvel, 21% no Seguro de incêndio e outros danos, 6% no Seguro de saúde
- 17% referem-se ao Ramo Vida
- 9% no Seguro de vida, 5% nos PPR/E.
- 1% fundos de pensões
Via de receção
- 69% das reclamações apresentadas à ASF foram recebidas através do Portal do Consumidor
Matérias mais reclamadas
- 62% relativas a sinistro, 18% a conteúdo / vigência do contrato.
- Sinistro é a matéria mais reclamada nos ramos Não Vida (75%)
- Conteúdo / Vigência do contrato é a matéria mais reclamada no ramo Vida (39%) e em fundos de pensões (50%)
Desfecho
- 29% das reclamações tiveram resposta favorável ao reclamante.
Das respostas desfavoráveis,
- 64% apresentaram justificação legal ou contratual
- Apenas 7% foram consideradas sem justificação legal ou contratual, situações habitualmente relacionadas com a apresentação de prova dos factos
Reclamações apreciadas pelo Mercado
Foram apreciadas pelas empresas de seguros 28 939 reclamações (menos 6,5% face a 2023) e 216 reclamações pelas entidades gestoras de fundos de pensões (mais 39% face a 2023)
Segmentos de negócio e produtos mais reclamados (empresas de seguros)
- 93% dos casos referem-se aos ramos Não Vida
- 31% no Seguro automóvel, 24% no Seguro de incêndio e outros danos, 14% no Seguro de saúde
- 5% dizem respeito ao ramo Vida
Matérias mais reclamadas
- 56% relativas a sinistro, 21% a conteúdo / vigência do contrato.
- Sinistro é a matéria mais reclamada nos ramos Não Vida (58%)
- Conteúdo / Vigência do contrato é a matéria mais reclamada no ramo Vida (40%) e em fundos de pensões (50%)
Reclamações apreciadas por fundo/adesão (entidades gestoras de fundos de pensões)
- 78% dizem respeito a fundos de pensões abertos e 22% a fundos de pensões fechados
- As adesões coletivas e adesões individuais representaram, cada uma delas, 39% do total das reclamações
Matérias mais reclamadas
- Prestação de informação a Participantes e Beneficiários (44%)
- Pagamento de Benefícios (18%)
- “Transferências” (13%)
Distribuição das reclamações apresentadas às empresas de seguros e às entidades gestoras de fundos de pensões (resultados agregados para o conjunto do mercado)
- Seguro Automóvel
- Total: 8 907 reclamações
- 0,82 reclamações por 1 000 veículos seguros (1,01 reclamações por 1 000 veículos seguros em 2023)
- Ramo Doença
- Total: 3 983 reclamações
- 0,88 reclamações por 1 000 pessoas seguras (1,18 reclamações por 1 000 pessoas seguras em 2023)
- Seguro de vida – Temporários sem participação nos resultados
- Total: 733 reclamações
- 0,19 reclamações por 1 000 pessoas seguras (0,28 reclamações por 1 000 pessoas seguras em 2023)
Consulte o Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado referente a 2024 aqui